Blog das alunas do curso de Pedagogia.

Este Blog foi elaborado e desenvolvido pelas alunas, Alexsandra, Aline, Andréia, Cátia, Dayne, Juliana, Maiana, Mônica, Patricia e Thais do 5º semestre do curso de Pedagogia, com a finalidade de avaliação parcial da disciplina Projeto Multidisciplinar III, sob a orientação da professora tutora Luiza Regina F dos Santos Guerreiro da Faculdade Anhanguera de Valinhos.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Projeto "Ora Bolas".


 O projeto tem como tema a música "Ora Bolas" que é o nome da canção do grupo Palavra Cantada, e cria um ciclo em torno dos "mundos" que nos cercam, desde o "menino" até o "planeta".
Sob a musicalidade da canção problematizamos com nossas crianças aspectos ligados à identidade e ao meio ambiente. O que isso significa? Queremos com isso colocar a ludicidade e a oralidade no centro de atividades voltadas para a percepção da criança sobre si e o outro, sobre o mundo que a cerca e os desafios que temos diante dele. Buscamos descobrir com elas o mundo que temos, as múltiplas concepções acerca de instituições sociais como a família, e espaços como a cidade, o país, o planeta.

Atividade do projeto.
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1) Conhecer a história da sua cidade a partir de sua própria história.

2) Identificar especificidades da sua cidade e de sua história a partir de registros de fatos e situações.

3) Conhecer e valorizar a cidade onde vive.

4) Conscientizar-se da importância de exercer o seu papel de cidadão na busca pela melhoria de sua cidade.

  
Atividade 1:
1º Momento: Professor/a começa sua aula convidando os/as alunos/as para assistirem ao vídeo: "Palavra Cantada- Eu", disponível em:


 2º Momento: Professor/a, é importante, nesse momento, fazer uma reflexão sobre o vídeo com os/as alunos/as explorando o fato de que cada um de nós temos uma história, assim como retratado no clipe. Perguntar o que sabem sobre sua história, onde nasceram, moraram, estudaram, enfim, o que viveram desde o nascimento até os dias atuais.

3º Momento: Cada aluno/a deverá produzir um texto com o título: "A história da minha vida"

TAREFA DE CASA:

Os/as alunos/as deverão entrevistar os/as pais e/ou responsáveis solicitando que relatem a sua história desde o seu nascimento até os dias atuais. Se os/as alunos/as tiverem e os familiares permitirem, poderão levar na próxima aula seus álbuns de fotografias com registros de fatos importantes vividos até então.

Atividade 2:
1º Momento: Socializar as tarefas de casa enfatizando os aspectos particulares e específicos da vida de cada aluno/a numa perspectiva de valorizar a história de cada um. Confrontar as histórias relatadas pelos familiares com as histórias inicialmente registradas pelos/as próprios/as alunos/as na produção escrita da atividade anterior.

2º Momento: Convide os/as alunos/as para assistirem ao vídeo:"Ora Bolas" - Palavra Cantada, disponível em:


 Ora Bolas- Palavra Cantada  

Oi, oi, oi... olha aquela bola

A bola pula bem no pé, no pé do menino

Quem é esse menino! Esse menino é meu vizinho!

Onde ele mora! Mora lá naquela casa!

Onde está a casa! A casa tá na rua!

Onde está a rua! Tá dentro da cidade!

Onde está a cidade! Do lado da floresta!

Onde é a floresta! A floresta é no Brasil!

Onde está o Brasil, tá na América do Sul, no Continente Americano, cercado de oceano, das terras mais distantes de todo o planeta

E como é o planeta!

O planeta é uma bola que rebola lá no céu (Refrão) 

3º Momento: Explorar o vídeo com os/as alunos/as a partir da seguinte reflexão: Assim como exibido nesse clipe, cada um de nós mora em uma rua, em uma cidade, em um país, em um continente, em um planeta, e cada um desses espaços têm uma história. Propor aos/as alunos/as: Pensando nisso, que tal todos/as vocês contarem sobre o lugar onde vivem?!

Comentários ao/à professor/a:

Professor/a, nesse momento deixe livre ao/as alunos/as para que relatem os detalhes sobre seu bairro ou rua, bem como a percepção que têm sobre a cidade em que moram. Solicite que façam um desenho representando sua casa, sua rua, seu bairro e sua cidade. Nesse desenho, o/a aluno/a poderá destacar um ponto turístico, histórico ou que considere importante na sua história de vida que se passou na sua cidade.

4º Momento: Convide os/as alunos/as  a se sentarem em círculo para socializarem os desenhos produzidos.

TAREFA DE CASA:

Solicite aos/as alunos/as que ao retornarem para suas casas, procurem observar o trajeto do caminho tomado, atentando-se para detalhes de sua cidade tais como: característica das moradias, comércios, limpeza das ruas, movimento de carros, escolas, população, dentre outros. Os/as alunos/as poderão registrar o que observaram para posteriormente relatarem aos/as colegas. Professor/a, caso seja possível, você poderá solicitar aos/as alunos/as que ao retornarem à aula, no outro dia, fotografem alguns pontos da cidade, no trajeto de casa para a escola que mais lhe chamaram à atenção.

Atividade 3:
Professor/a, para a realização da atividade proposta nessa aula você terá que levar revistas ou jornais locais para serem recortados. Uma outra opção seria levar gravuras/imagens impressas da sua cidade retiradas da internet.

1º Momento: Socializar as tarefas de casa dos/das alunos/as. Explorar as semelhanças e diferenças encontradas em espaços diversos da cidade. Sugere-se, professor, que você tenha em mãos o mapa da sua cidade e procure localizar com os/as alunos/as os pontos destacados por eles/as.

2º Momento: Convidar os/as alunos/as para, em trios, construírem um "Quebracabeças de pontos da cidade". Entregar a cada trio, revistas ou jornais locais para recortes, tesouras, colas, papel cartão. Orientar os/as alunos/as a selecionarem imagens nítidas e grandes e colarem no papel cartão. Após essa etapa, os/as alunos/as deverão fazer riscos assimétricos separando em até cinco partes cada gravura. O quebracabeças estará pronto para jogar!

3º Momento: Convidar os/as alunos/as para se sentarem em círculo e apresentarem suas produções aos demais colegas. Após a montagem de cada quebra-cabeça pelo trio, propor outra forma de jogo: "Quebrando a cabeça em grupo". Todas as peças deverão ser misturadas e distribuídas entre os/as alunos/as. Esses deverão se levantar e procurar o colega que contém a peça que ajuda a formar o quebracabeça. Após a montagem das imagens, os/as alunos/as deverão pesquisar nos materiais impressos ou on-line (caso seja possível), informações sobre os locais representados na imagem: nome e origem do nome, localização, período em que foram inaugurados, principais acontecimentos políticos que marcaram a época, dentre outros.

4º Momento: Os/as alunos/as deverão apresentar aos/as demais colegas as informações obtidas sobre os locais pesquisados.

Atividade 4:
Professor/a converse com antecedência com a coordenação pedagógica de sua escola sobre a possibilidade da realização de uma "Visita de Campo" em alguns pontos de sua cidade. Essa atividade viabilizará a realização da proposta a seguir.

1º Momento: Realizar a Visita de Campo em pontos históricos da cidade como: Arquivo Público, Prefeitura, Museu Municipal, Igrejas, dentre outros e coletar as principais informações sobre as histórias desses espaços. Professor/a, é fundamental que você fotografe o que for possível!

2º Momento: De volta à sala de aula, explore com os/as alunos/as: o que viram, o que acharam da história daqueles lugares, se sabiam das histórias relatadas, se imaginavam que tal local fora outro espaço em outro momento e assim por diante.

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