Blog das alunas do curso de Pedagogia.

Este Blog foi elaborado e desenvolvido pelas alunas, Alexsandra, Aline, Andréia, Cátia, Dayne, Juliana, Maiana, Mônica, Patricia e Thais do 5º semestre do curso de Pedagogia, com a finalidade de avaliação parcial da disciplina Projeto Multidisciplinar III, sob a orientação da professora tutora Luiza Regina F dos Santos Guerreiro da Faculdade Anhanguera de Valinhos.

domingo, 2 de junho de 2013

Filme: A guerra do Fogo

Para o homem primitivo, prevalecia a natureza e o sobrenatural, o mundo era uma imensidão de terra totalmente desconhecida e inexplorada. Ao abordar o período da Pré-História, podemos melhor entender a evolução, as descobertas, os costumes, a “mentalidade”, o raciocínio denominado “arcaíco” e como decorreu a vida do homem primitivo, que vivia em cavernas, em grupos nômades e tendo ao lado animais pré-históricos. A guerra do Fogo retrata diferentes tribos com diferentes hábitos de vida na mata, que brigavam constantemente entre eles devido estarem em níveis diferentes de evolução.

A linguagem de uma das tribos, baseava simplesmente em gritos, grunhidos e na linguagem corporal. Tinham o olfato e a audição, muito apurados, principalmente para perceber a presença de animais perigosos, dormiam nus, semi nus e em bandos, alimentavam-se com as mãos, brigavam violentamente entre eles por comida, reaproveitavam vestimentas de cadáveres que estavam em estado avançado de decomposição, não demonstravam indignação com a morte, os corpos não eram sepultados e sim devorados por lobos e outros animais, em certas circunstâncias, praticavam canibalismo, se mordiam, não haviam noções de higiene, andavam curvados, homens e mulheres tinham semblantes parecidos, brincavam de forma estúpida, dormiam e subiam em árvores com muita destreza, lambiam uns aos outros, os instintos sexuais assemelhavam-se aos animais irracionais.

Na outra tribo os sons eram mais articulados, portanto a comunicação era mais presente, existiam elementos culturais como habitação, os ritos e além disso, conseguiam produzir o fogo, denotando assim maior grau de evolução.

Os primatas, utilizavam instrumentos “arcaicos”, ossos, pedras, e paus como armas, as plantas eram usadas como medicamentos. Tudo ao redor dos primatas era proveniente da natureza até a areia movediça usada para capturar alimentos e homens de outros grupos. Na natureza ficava nítida a vulneração e a fragilidade dos homens perante circunstancias do clima, chegando a congelar e morrer ou ao perante o perigo, ao entrarem em uma toca de urso, ou na cena que sobem na árvore ao serem perseguidos por leões.


Na luta diária pela sobrevivência e em busca do bem comum, os grupos foram se formando, dando inicio à sociedade. No filme, pequenos grupos tribais para sobreviverem, mantinham acesso à todo custo o fogo. Sendo a posse deste o motivo da luta entre eles, pois o mesmo era usado para assar os alimentos, combater o frio e espantar animais, principalmente, lobos e macacos.

Em um dos inúmeros ataques de lobos e macacos, a tribo que cultuava o fogo, como um fenômeno sobrenatural, acaba perdendo-o. Sem saber reacende-lo, três homens saem em busca de uma nova chama pela floresta, no caminho eles passam por variados obstáculos. Depois de vários dias andando e entregues à própria sorte, encontram uma tribo que sabia gerar o fogo.

Contudo devido a falta de comunicação entre as tribos, prevaleciam-se as rivalidades.Tudo era motivo de combate, até mesmo entre eles, na disputa por comida. Muitas pessoas foram mortas, nas lutas ao tentarem roubar o fogo. Porém, o filme mostra que não era impossível as relações entre os grupos.

Quando um dos homens apaixona-se por uma mulher de outra tribo, origina-se a atração sexual, a afetividade, no lugar do sexo explicito, surge o sexo por prazer, que até então eram sentimentos pouco ou nada trabalhados, pois as mulheres eram atacadas e forçadas à prática sexual.

Ao tentar reencontrar a moça, pelo qual o homem se apaixona, este acaba sendo capturado. Após captura o grupo observa os cabelos, os dentes e o órgão genital, passando desde então à conviver com o grupo, adquire os hábitos e costumes deste. Logo de início é submetido à transar com as mulheres gordas da tribo, onde as demais pessoas ficam observando a cena do lado de fora da cabana.

Percebemos no final do filme, que a mulher pela qual se apaixonou fica grávida, dando continuidade a evolução da espécie que encontra-se em constante modificação, ora para melhor ora para pior, se compararmos o homem contemporâneo com o primata.

Referencial bibliográfico

Filme: A guerra do Fogo.
Comentário do filme pelo professor Marcilio…. – mestre da disciplina Origens Evolucionarias do Comportamento;
Site de procura google: A Guerra do Fogo Jean-Jacques Annaud

Um comentário:

  1. Todos os agradecimentos à empresa de empréstimos Elegant por me ajudar a garantir US $ 1.000.000,00 para estabelecer meu negócio de supermercado de gêneros alimentícios em diferentes lugares. Eu tenho procurado por uma ajuda financeira nos últimos quatro anos. Mas agora, estou completamente estressado, livre de toda a ajuda do agente de empréstimos, Sr. Russ Harry. Portanto, aconselharei qualquer pessoa que buscar fundos para melhorar seus negócios a entrar em contato com essa grande empresa em busca de ajuda, e ela é real e testada. Você pode contatá-los através do e-mail --Elegantloanfirm@Hotmail.com- ou Whats-app +393511617486.

    ResponderExcluir