Blog das alunas do curso de Pedagogia.

Este Blog foi elaborado e desenvolvido pelas alunas, Alexsandra, Aline, Andréia, Cátia, Dayne, Juliana, Maiana, Mônica, Patricia e Thais do 5º semestre do curso de Pedagogia, com a finalidade de avaliação parcial da disciplina Projeto Multidisciplinar III, sob a orientação da professora tutora Luiza Regina F dos Santos Guerreiro da Faculdade Anhanguera de Valinhos.

domingo, 2 de junho de 2013

Filme: A guerra do Fogo

Para o homem primitivo, prevalecia a natureza e o sobrenatural, o mundo era uma imensidão de terra totalmente desconhecida e inexplorada. Ao abordar o período da Pré-História, podemos melhor entender a evolução, as descobertas, os costumes, a “mentalidade”, o raciocínio denominado “arcaíco” e como decorreu a vida do homem primitivo, que vivia em cavernas, em grupos nômades e tendo ao lado animais pré-históricos. A guerra do Fogo retrata diferentes tribos com diferentes hábitos de vida na mata, que brigavam constantemente entre eles devido estarem em níveis diferentes de evolução.

A linguagem de uma das tribos, baseava simplesmente em gritos, grunhidos e na linguagem corporal. Tinham o olfato e a audição, muito apurados, principalmente para perceber a presença de animais perigosos, dormiam nus, semi nus e em bandos, alimentavam-se com as mãos, brigavam violentamente entre eles por comida, reaproveitavam vestimentas de cadáveres que estavam em estado avançado de decomposição, não demonstravam indignação com a morte, os corpos não eram sepultados e sim devorados por lobos e outros animais, em certas circunstâncias, praticavam canibalismo, se mordiam, não haviam noções de higiene, andavam curvados, homens e mulheres tinham semblantes parecidos, brincavam de forma estúpida, dormiam e subiam em árvores com muita destreza, lambiam uns aos outros, os instintos sexuais assemelhavam-se aos animais irracionais.

Na outra tribo os sons eram mais articulados, portanto a comunicação era mais presente, existiam elementos culturais como habitação, os ritos e além disso, conseguiam produzir o fogo, denotando assim maior grau de evolução.

Os primatas, utilizavam instrumentos “arcaicos”, ossos, pedras, e paus como armas, as plantas eram usadas como medicamentos. Tudo ao redor dos primatas era proveniente da natureza até a areia movediça usada para capturar alimentos e homens de outros grupos. Na natureza ficava nítida a vulneração e a fragilidade dos homens perante circunstancias do clima, chegando a congelar e morrer ou ao perante o perigo, ao entrarem em uma toca de urso, ou na cena que sobem na árvore ao serem perseguidos por leões.


Na luta diária pela sobrevivência e em busca do bem comum, os grupos foram se formando, dando inicio à sociedade. No filme, pequenos grupos tribais para sobreviverem, mantinham acesso à todo custo o fogo. Sendo a posse deste o motivo da luta entre eles, pois o mesmo era usado para assar os alimentos, combater o frio e espantar animais, principalmente, lobos e macacos.

Em um dos inúmeros ataques de lobos e macacos, a tribo que cultuava o fogo, como um fenômeno sobrenatural, acaba perdendo-o. Sem saber reacende-lo, três homens saem em busca de uma nova chama pela floresta, no caminho eles passam por variados obstáculos. Depois de vários dias andando e entregues à própria sorte, encontram uma tribo que sabia gerar o fogo.

Contudo devido a falta de comunicação entre as tribos, prevaleciam-se as rivalidades.Tudo era motivo de combate, até mesmo entre eles, na disputa por comida. Muitas pessoas foram mortas, nas lutas ao tentarem roubar o fogo. Porém, o filme mostra que não era impossível as relações entre os grupos.

Quando um dos homens apaixona-se por uma mulher de outra tribo, origina-se a atração sexual, a afetividade, no lugar do sexo explicito, surge o sexo por prazer, que até então eram sentimentos pouco ou nada trabalhados, pois as mulheres eram atacadas e forçadas à prática sexual.

Ao tentar reencontrar a moça, pelo qual o homem se apaixona, este acaba sendo capturado. Após captura o grupo observa os cabelos, os dentes e o órgão genital, passando desde então à conviver com o grupo, adquire os hábitos e costumes deste. Logo de início é submetido à transar com as mulheres gordas da tribo, onde as demais pessoas ficam observando a cena do lado de fora da cabana.

Percebemos no final do filme, que a mulher pela qual se apaixonou fica grávida, dando continuidade a evolução da espécie que encontra-se em constante modificação, ora para melhor ora para pior, se compararmos o homem contemporâneo com o primata.

Referencial bibliográfico

Filme: A guerra do Fogo.
Comentário do filme pelo professor Marcilio…. – mestre da disciplina Origens Evolucionarias do Comportamento;
Site de procura google: A Guerra do Fogo Jean-Jacques Annaud

Espaços Lúdicos



O espaço físico tem  relação no desenvolvimento e aprendizagem da criança, dessa forma podemos criar  vários ambientes que proporcionem interação entre as crianças na educação infantil.



No brincar são desenvolvidas varias habilidades básicas para o desenvolvimento da criança.





ENTÃO SUGERIMOS CANTINHOS OU ESPAÇOS LUDICOS PARA  AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
 









 

Atividades que podem auxiliar no processo de alfabetização

Montagem do alfabeto com letras móveis
Objetivos: Com o manuseio de letras móveis, os alunos têm a oportunidade de criar hipóteses sobre a escrita, e consequentemente, sobre a leitura; movendo, adicionando ou retirando letras para a formação de palavras.
Nomear desenhos




 





Formação de palavras com alfabeto móvel.
 





Escrita do nome
 





Complete com a letra que falta
 






BINGO DE LETRAS
Objetivo: Preencher todos os espaços dos nomes das imagens “escrevendo” com as letras móveis.
 Conhecer as letras que compõem  o alfabeto;
Material:
·20 placas com quatro imagens
Letras móveis serem recortadas
·Um alfabeto completo para ser “bingado”
Procedimento:
1.Procede se como no bingo de números;
2. Distribuir as cartelas  aleatoriamente. Dependendo do número de alunos o grupo precisará ser dividido em duplas;
3. Cada cartela terá suas letras, em anexo, para serem usadas na escrita seguindo a ordem do sorteio;
4.Vence a partida o aluno ou a dupla que preencher todos os espaços com a
escrita correta (O professor também poderá eleger  com os alunos outro(s)critério(s)para esta fase).
Dicas:
Variações são possíveis!
Adeque às necessidades de aprendizagem de seus
alunos e compartilhe.
 



Variações do bingo de letras

Bingo de palavras
 




Bingo de silabas




Bingo de números